Chat do Game Dicas


Novidades

Qual a importância do primeiro emprego?

03 agosto 2010

Ele te ingressa no mercado de trabalho, e se você for um bom empregado, logo virão mais oportunidades. É nele que você vai saber se é realmente o que esperava, suas expectativas, seus medos, receios, entre outros. Mas é no primeiro emprego que você obtém base da aplicação do seu conhecimento.
O que esperar do primeiro emprego?
Quando você inicia no mercado de trabalho, suas expectativas são das mais diversas, fazendo tudo o que é possível para obter sucesso, geralmente começamos sendo “peões”, estes fazem pequenas coisas, não muito complicadas, por não terem experiência no ramo.
Este é um bom assunto a se abordar, pois muitos jovens reclamam que não conseguem emprego, pois na maioria dos casos os empregadores pedem “experiência no ramo”, para estes empregos, é necessário que a pessoa já tenha trabalhado na área que ira atuar, geralmente estes empregos são aqueles em que é necessário saber utilizar certas maquinas, equipamentos etc. Um diploma não garante sucesso, é necessário ter reconhecimento dos chefes.
Como ter experiência de trabalho se não consigo a primeira oportunidade?




Basta analisar um pouco o mercado de trabalho para entender o paradoxo da experiência. Explico. É que, de um lado, estão empresas que buscam profissionais cada vez mais qualificados, seja tecnicamente ou por meio de diplomas de ensino superior, mas também pessoas que já tenham alguma experiência no mercado de trabalho. Isso significa que o espaço para os novatos e aqueles que não tem experiência vem diminuindo a cada dia.

De outro lado, muitos jovens acreditam que a única maneira de adquirir e provar experiência para as empresas é já tendo tido um emprego anterior. E o leitor pode estar se perguntando: como adquirir experiência se não consigo a primeira chance? Esse é o paradoxo da experiência que precisa ser alterado mediante o uso da estratégia e da visão sobre o mercado. O modelo tradicional é o estágio. Muitas empresas consideram como experiência profissional o tempo investido em estágios.

Outra forma que um jovem tem para conquistar a tão desejada experiência e, ao mesmo tempo, estabelecer um diferencial no mercado, é o trabalho voluntário. Quem compreende que essa experiência pode ser altamente enriquecedora para o currículo profissional está começando a aproveitar as oportunidades que surgem.

Portanto, a dica para conseguir experiência é: não perca mais tempo. Candidate-se agora como voluntário em uma instituição filantrópica e, principalmente, aja com profissionalismo. Afinal, se você achar que estará fazendo um favor para a instituição, o mercado também poderá achar que estará fazendo apenas um favor, e não um reconhecimento, ao lhe conceder um emprego.

0 comentários:

Postar um comentário